Processo eleitoral no Sinprosm fica para março de 2021

Em razão da pandemia do Covid-19, o Conselho de Representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria decidiu, em reunião na tarde desta quinta-feira (01/10/2020), adiar novamente a abertura do processo eleitoral da entidade, previsto agora para março de 2020. De forma a cumprir os prazos previstos no Regime Eleitoral, o mandato da atual gestão fica prorrogado até 30 de junho de 2021.

A proposta resulta da impossibilidade de realizar-se assembleias presenciais, do pleno trabalho da comissão eleitoral e da limitação das campanhas das chapas que vierem a se inscrever, realizadas comumente no âmbito das escolas. Em 12 de junho o mesmo colegiado já havia postergado o processo por três meses, a fim de que se aguardasse a evolução positiva das condições sanitárias. Agora, a opção foi por aguardar o período previsto para o reinício do ano letivo regular.

O regime eleitoral da entidade prevê gestões de três anos. Pelo calendário original, o encerramento do atual deveria ocorrer em 27 de outubro de 2020. A convocação de eleições acontece entre 120 e 45 dias antes do pleito, que seria realizado entre o final de setembro e início de outubro. A assembleia para formação de comissão eleitoral deveria acontecer em junho.

O Conselho de Representantes é composto por professores indicados pelos demais sindicalizados nas escolas de lotação. O número de filiados  com direito a voto no Sinprosm é de aproximadamente 1.700 professores da ativa e aposentados.Texto:Paulo André Dutra/Sinprosm