Professores demonstram força em mobilização no centro de Santa Maria

No Dia Nacional de Lutas pela Aplicação do Reajuste do Piso nas Carreiras dos Trabalhadores em Educação, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em todo o país, os professores municipais de Santa Maria e da rede estadual, com o apoio de alunos das duas redes, fizeram na Praça Saldanha Marinho. Mais de mil professores ocuparam o espaço público e, em seguida, caminharam em direção ao Centro Administrativo Municipal. O Levante da Juventude participou com a sua batucada.

Além da pauta comum, do respeito aos planos de carreira para a aplicação do piso salarial nacional, os professores municipais reivindicam o reajuste salarial na data base do funcionalismo e jornada de trabalho com direito a um terço da carga-horária reservada para a hora-atividade. “Todo o início de ano ouvimos que teremos a hora-atividade em agosto, mas agosto passa e este direito nunca chega. Não aceitamos mais conversa, queremos soluções”, afirma a coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm, Juliana Moreira.

Representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, os professores Juliana Moreira e Rafael Torres foram recebidos pelos secretários Marco Mascarenhas (Gestão de Pessoas) e Guilherme Cortez (Procuradoria Geral do Município), na ausência de Pozzobom e do vice-prefeito Rodrigo Décimo. Mediante a insatisfação da categoria com a falta de prazo para a revisão, houve a garantia de que a negociação com o Sinprosm será antecipada e uma nova reunião com o prefeito será anunciada até segunda-feira (27). Até então, a gestão indicava tratativas apenas após o fechamento do quadrimestre, em maio.

Atualmente, o salário básico do magistério municipal está 60% abaixo do piso nacional. Emergencialmente, a categoria reivindica os 14,95% acrescidos ao piso em dezembro pelo Governo Federal.

“Sem dúvida o horizonte se modificou após a demonstração de unidade desta manhã. Os professores pararam a suas atividades hoje e vieram em peso para a rua sinalizar a sua insatisfação pelo descaso do governo Pozzobom com as nossas pautas. A força da educação de Santa Maria são os professores e professoras”, resume o coordenador de Comunicação e Formação Sindical, Rafael Torres. A mobilização convocada pelo Sinprosm paralisou grande parte das escolas do município, com cerca de 80% de adesão entre os docentes.

A assembleia de 9 de março aprovou também uma mobilização durante a parada formativa da rede em 28 de março e o uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores em 4 de abril.

Texto e foto: Paulo André Dutra/Sinprosm