Representante do Sinprosm eleita delegada na etapa municipal da Conferência Nacional da Educação

Nos dias 16 e 17 de novembro, delegados de todo o Rio Grande do Sul participam em Porto Alegre da etapa estadual da Conferência Nacional da Educação Extraordinária. Os representantes foram eleitos nas etapas municipais, realizadas na última semana de outubro. Em Santa Maria, o encontro local aconteceria inicialmente apenas no dia 27 no 4º Espaço Educar e Empreender, porém acabou estendida para o dia 1/11, durante todo o dia na UFSM.

Cinco segmentos escolheram delegados. Pelos trabalhadores da educação básica pública, a coordenadora do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, professora Marta Hammel, foi indicada representante titular.

Dos sete eixos propostos pelo texto-base, três foram debatidos: Eixo V (Valorização de profissionais da educação), Eixo VI (Financiamento público da educação pública) e Eixo VII (Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável). “Pretendíamos aprofundar também o eixo que trata da gestão democrática e educação de qualidade, mas não foi possível pela disponibilidade de tempo e o volume de contribuições. A Conae planejará a educação brasileira pelos próximos 10 anos. Precisamos avançar”, comenta Marta.

Confira os delegados eleitos.

Estudantes

• Titular: Guilherme Baumann Achterberg