Sinprosm discute com Prefeitura questões do pós-greve

Com a decisão pelo encerramento do movimento grevista dos professores municipais, tomada em assembleia na última segunda-feira (5), a coordenação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria solicitou reunião com a administração municipal para iniciar tratativas sobre o acordo do fim da greve ambiental. O primeiro encontro aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (9), de forma virtual. O comando de greve se fez presente com a assessoria jurídica, bem como o prefeito Jorge Pozzobom, secretária Lúcia Madruga e demais membros do governo.

Coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm, Martha Najar apresentou os pontos a serem discutidos: retorno às atividades presenciais de forma lenta, gradual e escalonada; não recuperação de carga-horária, já cumprida no ensino remoto; garantia de autonomia na organização dos calendários, de acordo com as especificidades das escolas; garantia na nova instrução normativa de dois dias em trabalho presencial e dois dias de trabalho remoto em casa; manutenção do trabalho remoto aos professores com comorbidades e que coabitam com familiares nessa condição; fiscalização para o cumprimento dos planos de contingência, principalmente turmas com alunos em número acima da capacidade; fornecimento de óculos e aventais para a educação infantil; atenção à carga-horária de professores na articulação entre ensino presencial e remoto.

Alguns tópicos foram respondidos durante a reunião. Lúcia confirmou que a substituição do face shield pela máscara na educação infantil está encaminhada e os aventais estão sendo adquiridos. A superintendente pedagógica da SMEd, Gisele Bauer, concorda que não há carga-horária a ser recuperada. Garantiu que as escolas tem autonomia para a organização do calendário, com base no regramento que está em discussão no Conselho Municipal de Educação. Segundo ela, o atendimento presencial será um suporte para o atendimento remoto bem feito.

Pozzobom propôs que um grupo formado por SMEd e Sinprosm discuta e elabore o acordo. Martha Najar e Gisele Bauer serão as componentes.